quinta-feira, 22 de abril de 2010

Dia da Terra

Hoje, 22 de Abril, comemora-se o Dia da Terra!
Este dia foi criado em 1970, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição, protesto esse coordenado a nível nacional por Denis Hayes. Hoje, Gaylord Nelson recorda a sua motivação para propor o primeiro protesto ambiental nacional: “O objetivo era organizar uma manifestação nacional de preocupação com o meio ambiente tão grande que agitasse o estabelecimento político e vigorasse este tema na agenda nacional.”

Foi uma aposta, mas funcionou. No dia 22 de Abril de 1970, 20 milhões de americanos saíram para as ruas, parques e auditórios para demonstrarem a sua simpatia em nome de um ambiente saudável e sustentável. O primeiro Dia da Terra levou à criação da Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

Em 1990, Dia da Terra foi global, com 200 milhões de pessoas de 141 nações participantes. Milhares de actividades tiveram lugar no mundo, incluindo exposições, plantações de árvores, feiras da
Terra, limpeza de rios, etc. Este dia conduziu a uma crescente preocupação com as questões ambientais em todo o mundo e levou alguns governos a criarem Agências de Protecção Ambiental, tal como nos Estados Unidos.

Comemore hoje o Dia da
Terra , tendo uma atitude Ecológica! Sugerimos a campanha “Apagar Portugal”.



O que eles propõem é que no dia 22 de Abril, celebrando o Dia da Terra , todos os portugueses apaguem as suas luzes às 20h e durante 15 minutos, num apagão voluntário em prol de um mundo melhor. O objectivo passa pela sensibilização para os temas do aquecimento global e consequentes alterações.

Conferência - Semana Ecológica

No passado dia 17 de Abril, realizou-se, no auditório da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Oliveira do Hospital, uma conferência, no âmbito da Semana Ecológica organizada pelo nosso grupo, Pegada Ecológica na Cidade O.H.

Temas abordados:

- Utilização da água;

- Situação ecológica do concelho;

- Poluição da água no concelho;

- Medidas desenvolvidas por parte do município para o melhoramento dos problemas ecológicos na região (nomeadamente, a construção de novas ETARs no concelho);

- Explicação do trabalho desenvolvido e futuros projectos do grupo Pegada Ecológica na Cidade O.H.

Oradores:

- Presidente da ARH (Administração da Região Hidrográfica) da zona Centro – Dra. Teresa Fidélis;

- Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital – Dr. Francisco Rolo;

- Governador Civil de Coimbra – Dr. Henrique Fernandes.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Semana Ecológica

A Semana Ecológica consiste na divulgação de hábitos, através de:

-
Uma exposição que se divide em escultura, fotografia, e pintura;

- Passagem de documentários de cariz ambiental;

- Uma conferencia dirigida à comunidade, orientada pela Presidente da Administração Regional Hidrográfica do Centro.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Pegada Ecológica - Descodificação

Afinal, o que é a Pegada Ecológica?

O conceito de
Pegada Ecológica surgiu com o objectivo de quantificar as marcas que deixamos no nosso Planeta, no que respeita à utilização e gestão de recursos naturais.

Demasiado complicado?
Vamos tentar explicar melhor para que serve.

A
Pegada Ecológica ajuda-nos a perceber a quantidade de recursos naturais (água, petróleo, minerais, plantas, etc.) que utilizamos para suportar o nosso estilo de vida. Isso engloba:

- A casa na qual vivemos;
- Os móveis que temos;
- As roupas que vestimos;
- Os transportes que usamos;
- Os produtos que compramos;
- Os alimentos que consumimos;
- O que fazemos nas horas de lazer;
- Etc.

A
Pegada Ecológica não funciona como uma medida exacta, mas sim como uma estimativa do impacto que o nosso estilo de vida tem sobre o Planeta!

Quanto maior for a sua
Pegada Ecológica, maior é o impacto que o seu estilo de vida tem sobre o Planeta. Isto significa que faz uma má utilização/gestão dos recursos naturais.

Este conceito permite avaliar até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade que o Planeta tem de:

- Renovar os recursos naturais;
- Absorver/decompor os resíduos e os poluentes que geramos.

Até é simples entender o significado de
Pegada Ecológica, não é?